Frota da Escola de Condução A Nova

A Escola de Condução A Nova está capacitada para formar os seus alunos na condução de veículos das seguintes categorias:

• Motociclos: categorias AM, A1, A2 e A
  • Automóveis: categorias B e B+E
  • Quadriciclos e Triciclos: categoria B1
  • Veículos Pesados de Mercadorias: categorias C e C+E
  • Veículos Pesados de Passageiros: categorias D e D+E

A obtenção da carta de condução de uma determinada categoria implica a realização de um exame do código da estrada (chamado de "exame teórico") e um exame de aptidão e comportamentos (chamado de "exame prático").

Motociclos: Categorias AM, A1, A2 e A

As categorias AM, A1, A2 e A de veículos são constituídas por motociclos, ciclomotores e triciclos. Com base na cilindrada dos veículos motorizados que esta carta de condução permite conduzir, estas categorias têm as seguintes características:

AM Ciclomotores, motociclos até 50 cc, quadriciclos ligeiros 16 anos
A1 Motociclos até 125 cc, até 11 kW de potência,
relação potência/peso até 0,1 kW/kg; triciclos até 15 kW
A2 Motociclos até 35 kW, relação potência/peso até 0,2 kW/kg,
não derivados de versão com mais do dobro da sua potência máxima
A Motociclos e triciclos 24 anos (ou com 2 anos de habilitação na categoria A2)
21 anos (no caso de triciclos a motor com potência superior a 15 kW)

Automóveis Ligeiros: Categoria B

Aos veículos desta categoria, pode-se atrelar apenas reboques até 750 kg, desde que o conjunto não ultrapasse os 3.500 kg. A Escola de Condução A Nova dispõe de 2 automóveis ligeiros de passageiros para o ensino da condução de veículos da categoria B.

B Automóveis Ligeiros 18 anos

Quadriciclos e Triciclos: Categoria B1

A categoria B1 de veículos é constituída por quadriciclos e triciclos, cuja carta de condução pode ser obtida a partir da idade de 16 anos. A Escola de Condução A Nova dispõe de 1 quadriciclo para o ensino da condução de veículos da subcategoria B1.

B1 Quadriciclos ou Triciclos 16 anos

Automóveis Ligeiros com Reboque: Categoria B+E

Para o ensino da condução de veículos da categoria B+E, a Escola de Condução A Nova dispõe de 1 reboque para acoplamento em veículos ligeiros.

Categorias Descrição Idade Mínima
B+E Ligeiros com reboque de peso bruto superior a 750 kg e inferior a 3.500 kg 18 anos

Veículos Pesados de Mercadorias: Categoria C

Para o ensino da condução de veículos da categoria C, a Escola de Condução A Nova dispõe de 1 veículo pesado de mercadorias.

C Veículos Pesados de Mercadorias 21 anos
18 anos com CAM

Veículos Pesados de Mercadorias com Reboque: Categoria C+E

Para o ensino da condução de veículos da categoria C+E, a Escola de Condução A Nova dispõe de 1 reboque que pode ser acoplado ao camião da nossa frota.

C+E Veículos Pesados de Mercadorias com Reboque 21 anos
18 anos com CAM

Veículos Pesados de Passageiros: Categoria D

Para o ensino da condução de veículos da categoria D, a Escola de Condução A Nova dispõe de 1 veículo pesado de passageiros.

D Veículos Pesados de Passageiros 24 anos
21 anos com CAM